Skip to main content

METODOLOGIAS ATIVAS – APRENDIZADO E ENSINO NOS DIAS ATUAIS

O episódio dessa semana é sobre metodologias ativas com a Cárin! Estávamos ansiosos por esse episódio. A Cárin possui formação em farmácia, pós-graduação em manipulação de produtos farmacêuticos e cosméticos, mestrado em farmacologia, pós-graduação em metodologias ativas, uma excelente comunicadora. E depois de todo esse currículo, ela ainda é apaixonada pela educação, acredita na necessidade da mudança do modelo educacional e faz parte dessa mudança!

Neste episódio, a Cárin falou dos mitos e verdades sobre a utilização da metodologia ativa de ensino e a relação dos estudantes que passaram por ela com o mercado de trabalho! Ela explicou as principais teorias e ferramentas e ajuda a abrir nossas mentes para vários aspectos dessa metodologia que tanto tem dado o que falar! São MUITOS INSIGHTS e até conceitos que empresas e países já estão utilizando para mensurar a felicidade das pessoas! Quer saber mais?! Então se liga só nesse episódio!

METODOLOGIAS ATIVAS

O que são realmente as metodologias ativas? Nesse vídeo, a Cárin explica de uma forma bem didática que elas são um conjunto de estratégias para auxiliar no aprendizado e fazer com que o aluno fique literalmente ativo neste processo.

AS METODOLOGIAS ATIVAS SERVEM PARA VOCÊ?

Para desenvolver o potencial do seu aluno, você precisa primeiro conhecê-lo. Mas por que conhecê-lo? Porque quando você conhece seu aluno, você sabe dos seus pontos positivos, dos que ele ainda pode desenvolver, as competências que ele já tem e a forma como ele lida com obstáculos. Você entende também quem ele é, entende que é um ser humano que tem sentimentos, histórias, experiências e habilidades.

É neste ponto que as metodologias ativas entram! Depois de entender cada um dos seus alunos, você já consegue identificar qual método utilizar para aquela turma e qual vai funcionar melhor.

Você não precisa mais deixar o seu aluno sentado na cadeira apenas ouvindo o que você vai falar, você pode fazer como a Cárin e inserir seus alunos em equipes com habilidades complementares. Assim, cada um dos alunos vai fazer as suas contribuições necessárias para que o processo de aprendizado flua e todos possam entender melhor o conteúdo ativamente.

PROVA NÃO PROVA NADA!

É isso que a Cárin nos contou, a prova além de causar ansiedade nos alunos, não prova todo o conhecimento que ele teve durante o tempo que ele está estudando. O que prova o conhecimento do seu aluno, sempre será o desempenho dele perante os seus olhos, os olhos dos colegas de classe e pelos próprios olhos do aluno.

Assim como a Cárin disse, uma prova em um único dia não funciona por diversos aspectos como a ansiedade que pode causar um branco na hora da avaliação, situações desagradáveis que podem deixar o aluno totalmente despreparado, entre outros diversos fatores. O melhor a fazer para avaliar o desempenho sempre será analisando o desenvolvimento do aluno nos projetos, analisar como ele se enxerga e como a equipe o enxerga e, passando sempre feedbacks sobre como ele está e o que pode melhorar.

CONFIRA O EPISÓDIO NA INTEGRA!

© 2025 Chroma Class. All rights reserved.