Skip to main content

RESSIGNIFICANDO O ENSINO DA QUÍMICA

Vamos falar sobre química? Mas é sobre uma nova forma de ver a química, com a Letycia Lopes, que é graduada em química, tem mestrado e doutorado em química orgânica com ênfase em produtos naturais pela UEM, tem um pós-doutorado em agronomia na área de controle químico de plantas daninhas pela UEM, ela é especialista em inovação e tendências da educação pelo instituto Ânima em parceria com o MIF academy da Soprano na Finlândia, com imersão em metodologias ativas. Como pesquisadora, Letycia realizou pesquisa na área de química orgânica, principalmente o estudo de fitoquímicos, isolamento e caracterização de metabólitos secundários de plantas medicinais e de espécies forrageiras. Além de tudo, Letycia é apaixonada pela docência, onde ministra aulas inovadoras no ensino superior há 7 anos, com novas tendências educacionais como as metodologias ativas, incentivando o protagonismo dos acadêmicos durante as aulas e ressignificando o ensino da química em sala de aula.

Durante esse episódio, a Letycia nos empolgou tanto a ponto da gente querer estudar química, só pra ter aula com ela! Pois é, ela estimula ao máximo os seus alunos, para que eles busquem sempre mais e incentiva eles a serem melhores a cada dia. Conheça as motivações e estratégias que Letycia utiliza para continuar trilhando esse caminho de sucesso!

POR QUE O ALUNO TEM QUE APRENDER ISSO OU AQUILO?

A Letycia nos contou que no começo da docência, ela era recebida na sala de aula com expressões e perguntas do tipo “Química é difícil?”, “prof eu não sei nada de química”. E foi lá que ela entendeu que ela precisava mudar a forma como esses alunos enxergavam a química, para que eles pudessem se encantar e compreendê-la da forma como ela é: simples e magnífica!

Para que eles pudessem compreender a química, a Letycia começou a usar aquele famoso questionamento “Por que eu tenho que estudar isso e onde vou usar?”, ou seja, ela se coloca no lugar do aluno e essa é a melhor atitude que tomou. Para que o conteúdo pudesse fazer sentido na cabeça do acadêmico, ela precisava aplicá-lo na realidade dele. Assim, o conteúdo fazia mais sentido para o aluno, pois ela estaria ligando situações da realidade dele que já entendia, com a química, que ele passaria a entender.

Isso tudo fazia com que o aluno se tornasse o protagonista do seu aprendizado e a química começava a fazer mais sentido para, passando de um conteúdo abstrato para um assunto leve e desconstruído.

ASSISTA O EPISÓDIO NA INTEGRA AQUI

PRECISAMOS DESMISTIFICAR A QUÍMICA

A ciência, como a Letycia disse, é linda e resolve muitos problemas que estão além das bancadas dos laboratórios, os alunos precisam entender isso de forma clara. Nós precisamos mostrar aos acadêmicos que o sucesso da vida deles, são eles mesmos e não o diploma que eles carregam. Ter o conhecimento teórico é muito importante sim, mas saber aplicá-lo nas situações da vida real é que faz a diferença.

DESPERTE O MELHOR DE CADA ALUNO

Esse é um recado da Letycia para os professores: os alunos precisam de um brilho no olhar! Não basta o professor chegar na sala de aula ensinar o conteúdo da forma tradicional, porque os alunos não vão se encantar e nem entender, eles aprendem mais fazendo um projeto sobre o assunto do que ouvindo durante horas uma pessoa falar sobre a química. Professor, saia da posição de ditador do assunto, torne-se o facilitador dos seus alunos e comece a ver o brilho surgindo no olhar deles.

EU QUERO CRIAR MONSTROS!

Se você não se arrepiou com essa fala da Letycia, assista o vídeo novamente. Olha só o impacto que a forma como ela ensina causa nos alunos. É nítido a clareza que a Letycia leva para auxiliar os acadêmicos e fazer com que eles sejam os protagonistas de seu aprendizado.

Esses são os professores do futuro! Eles saem da posição de detentor do conhecimento e entram como mediadores para buscar o melhor potencial de cada um dos seus acadêmicos. Quem mais está com vontade de ter aulas com a Letycia aqui?

© 2024 Chroma Class. All rights reserved.