Já entrando no clima das nossas aulas de HPLC que irão acontecer nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro lá no nosso canal no youtube, preparamos um esquenta para vocês.
E aí, você já ouviu falar em check valves e degasser? Sabia que eles são componentes fundamentais para a sua análise mas que muitas vezes podem passar despercebidos pelo profissional que está operando o HPLC.
O Thiago sabe muito bem disso e nos ensinou que o uso irregular desses componentes podem ser a causa das temidas variações de pressão e variações de fluxo durante a sua análise.
Ficou curioso(a) e quer entender mais sobre esse assunto?
ESTOU COLOCANDO FLUXO, MAS MINHA PRESSÃO ESTÁ ZERADA
Será que esse tipo de problema está diretamente ligado aos check valves e degassers?
A resposta é sim! E tem uma relação muito grande. O primeiro lugar onde o solvente passa ao sair do reservatório é o degasser. Por isso é importante que você conheça a funcionalidade de cada uma dessas peças e como encontrá-las para possíveis resoluções de problemas.
COMPONENTES DE UMA CABEÇA DE BOMBA CROMATOGRÁFICA
Você sabe onde ficam localizadas as check valves dentre todos os componentes internos da cabeça de uma bomba cromatográfica? Se liga nesse vídeo que o Thiago vai falar um pouquinho mais sobre esse tema.
PORQUE OCORRE O TRAVAMENTO DA CHECK VALVE?
Afinal, o travamento da check valve é normal ou um problema?
O não travamento da check valve pode acarretar vários problemas durante a sua análise como: variação de pressão e variação de fluxo.
Os principais vilões para que isso aconteça são partículas e bolhas no HPLC, mas é possível que isso tudo seja evitado.
MESMO UTILIZANDO O DEGASSER O PROCESSO DE DESGASEIFICAÇÃO É NECESSÁRIO?
Definitivamente sim.
O processo de desgaseificação é extremamente importante para a sua análise, o degasser apesar da sua função de remover gases que estão dissolvidos na fase móvel, ele não tem capacidade de remover as bolhas visíveis no processo.
Por isso é importante que você faça a desgaseificação do solvente durante o preparo e o degasser entra com o papel de remover os gases que podem estar solubilizados na sua fase móvel.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO SOLVENTE CORRETO
Cada solvente tem a sua particularidade.
É preciso analisar a viscosidade do solvente que você irá utilizar, porque dependendo de qual for, a check valve tende a ter mais travamentos devido ao surgimento de bolhas que irão resultar em variação de pressão e variação de fluxo durante a sua análise.