Skip to main content

ESPECTROMETRIA DE MASSAS – APLICAÇÕES COM O PROF. WANDERSON ROMÃO

O papo dessa semana é com o professor Wanderson Romão, que é um grande entusiasta da técnica de espectrometria de massas! Com inúmeras aplicações, em diversas áreas, ele coordena um laboratório no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e já fez várias parcerias com empresas privadas, departamentos de polícias e outras universidades! O professor é revisor de mais de uma dezena de revistas científicas de alto fator de impacto, tem  mais de 140 artigos publicados em revistas internacionais, 4 capítulos de livros publicados, 3 patentes depositadas e centenas de trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Sem contar a série de menções honrosas e prêmios pelas contribuições em diversas pesquisas. 

Ele também possui um canal no Youtube com gravação das suas aulas! Wanderson é um grande pesquisador e um professor moderno, criativo e disposto a fazer com que seus alunos absorvam o máximo de conteúdo!

ESPECTROMETRIA DE MASSAS É A TÉCNICA DO FUTURO

A espectrometria de massas esteve presente desde a época de Thomson e Aston, claro que de uma forma mais simples e não tão evoluída como é hoje, mas a história dela é muito importante para a nossa sociedade e pelo que o Wanderson falou, é uma pena que pouca gente conhece ela de fato. Sabemos que ela não é uma técnica nova, mas ela tem muito o que fazer pelo nosso presente e com certeza estará presente nas inovações do futuro!

ÔNUS E BÔNUS DA ESPECTROMETRIA DE MASSAS

Tudo bem que a gente falou que a espectrometria de massas é uma técnica do futuro e que pode fazer muito pela sociedade, mas você conhece os ônus e bônus dela? O Wanderson explicou pra gente quais são os benefícios e também, como nem tudo são flores, ele mostrou o lado ruim da técnica. Dá só uma olhada no episódio na íntegra aqui !

A ANÁLISE DE PETRÓLEO PUBLICADA EM ARTIGO INTERNACIONAL

Extrair um hidrogênio de um hidrocarboneto? É isso mesmo! O  Wanderson fez uma análise do petróleo que foi publicada em um artigo internacional e citada por um cientista muito importante chamado Ryan Rodgers. Ele participou da criação de um método para o petróleo e nesse método tem um segredinho, mas você pode descobrir acessando os artigos do Wanderson que estão publicados.

RESINAS DIFERENTES  PARA PETROBRAS NÃO FUNCIONA

Sabe porque as resinas diferentes não funcionam para a Petrobrás? Porque com aquele método que o Wanderson ajudou a desenvolver, eles conseguem identificar os hidrocarbonetos além dos lineares, que era o único identificado pela técnica HTGC, que é uma técnica clássica utilizada atualmente. Por conta dessa evolução na identificação dos hidrocarbonetos com a  ajuda da espectrometria de massas, a Petrobrás tem mais informação sobre os mesmos e se eles serão eficientes ou não.

OS CIENTISTAS ESTÃO AFASTADOS DOS CIENTISTAS

Uma crítica do Wanderson é que as empresas estão afastadas dos cientistas, os quais são responsáveis pela busca de conhecimento e desenvolvimento de novos métodos. Mas ainda que existam muitas empresas afastadas, o Wanderson nos contou que a Petrobrás ainda é muito parceira da ciência e investe pesado em pesquisa e desenvolvimento, sendo uma grande (ou a maior) parceira das universidades, atualmente.

© 2024 Chroma Class. All rights reserved.