Skip to main content

PEOPLE SKILLS: O QUE TODO PROFISSIONAL PRECISA SABER!

FALANDO SOBRE PEOPLE SKILLS COM LAÍS RAYCIK

Neste episódio falamos sobre people skills e como as empresas e os recrutadores estão olhando cada vez mais para a People Skills dos candidatos para contratação, desenvolvimento e promoção! Dessa vez, trouxemos a Laís Raycik, que é psicóloga, mestre em processos psicossociais nas organizações e no trabalho pela UFSC, possui MBA em gestão empresarial, analista de perfil comportamental pela PDA International, possui também formação em coach executivo empresarial e tem intensa vivência nos processos generalistas de gestão de pessoas, tem uma ampla experiência na implementação na gestão de projetos e programas com foco na atração e retenção de talentos, educação corporativas, gestão e carreira e performance comunicação corporativa e apoio psicossocial.

Além disso, atua em projetos estratégicos como desenvolvimento de lideranças, programas de estágio, experiência em supervisão de programas de jovem aprendiz, é instrutora de treinamentos na área de gestão de pessoas e ainda é professora universitária e especialista em Soft Skills! Você sabe o que é isso? Então se liga nesse episódio, pois a Laís nos trouxe muitos insights sobre tudo isso e muito mais!

Confira o episódio na íntegra!

PEOPLE SKILLS PARA CRIANÇAS

Sim, as escolas já estão aplicando ensinamentos soft skills para as crianças. Mas como isso? Então, sabe lá quando nós éramos crianças? A Laís explicou pra gente que lá naquele tempo, as crianças eram moldadas com instruções de que chorar é feio, demonstrar emoções era proibido, engolir o choro,  aquelas atividades que tínhamos que fazer porque éramos obrigados e ainda aquela famosa frase “você precisa ganhar”, fazendo com que as crianças tivessem que estar sempre em primeiro lugar em todos os aspectos da vida.

Atualmente, algumas escolas já estão mostrando para as crianças que está tudo bem não estar bem, ensinam os nomes das emoções que elas estão sentindo e fazem elas entenderem o porquê elas estão sentindo raiva, tristeza ou alegria. É bem igual aquele filme “Divertida Mente”, onde ele mostra todas as emoções e a importância de cada uma delas para o desenvolvimento emocional de uma criança.

OS CURRÍCULOS ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS

Os currículos têm os dias contados! Você não leu errado.

Hoje as empresas querem saber sim das suas competências e por onde você passou, mas elas querem saber mais sobre como você pode agregar para elas e isso tudo, geralmente não está escrito no currículo. Por isso é importante que você crie uma boa imagem de si e mostre os projetos que você participou, o seu posicionamento, os métodos que você utiliza para resolução de problemas e a forma como você lida com os obstáculos. Essas são informações mais importantes para a empresa do que a disponibilidade de horário que você tem. Afinal, se você for a pessoa ideal para aquela empresa, eles vão fazer de tudo para te colocarem dentro dela.

SÓ A SUA HABILIDADE TÉCNICA NÃO SERVE

Ser técnico e ter vários certificados e diplomas de habilidade é muito importante para conseguir a oportunidade de ingressar em uma empresa, mas o que vai te manter dentro dela é o seu comportamento! Isso que a Laís falou no vídeo é fato!

Na maioria das vezes, uma pessoa não é demitida por ser um técnico muito bom, as demissões são ocasionadas pela forma como ela trata os colegas, o posicionamento daquela pessoa dentro da empresa, o cumprimento das tarefas, entre outros aspectos. A forma como trata as pessoas à sua volta diz mais sobre a pessoa do que as capacidades técnicas que ela possui.

Qual é a sua opinião?

NÃO TRATE AS PESSOAS DA FORMA COMO VOCÊ GOSTARIA DE SER TRATADO

Existe uma frase que a maioria das pessoas carregam para vida, que é assim “trate as pessoas da forma como você gostaria de ser tratado”. Se você carrega essa frase pra sua vida, pare agora!

Nós devemos tratar as pessoas da forma como elas merecem e não da forma como você gostaria. Sabe por que? Porque você não é igual ao seu amigo e nem a ninguém. Cada pessoa tem as suas próprias peculiaridades, curiosidades, conhecimentos e formas diferentes de lidar com a mesma situação. Cada um deve ser tratado da forma como ela merece e não da mesma forma que você trata todo mundo.

Uma pergunta rápida para você refletir:

Se você não gosta de brigadeiro, por que os seus colegas também não podem gostar? Se vocês são pessoas diferentes e com gostos diferentes, por que devem gostar e desgostar das mesmas coisas? Reflita e responda aqui nos comentários pra gente!

 CONSELHO PARA MONTAR UMA EQUIPE HETEROGÊNEA

Uma equipe heterogênea é muito importante pelas questões de ser habilidades diferentes, mas para montar uma equipe assim, é necessário que você tenha uma boa gestão de tempo para conhecer melhor cada membro da sua equipe, trabalhar a gestão de conflitos que vão existir, entender a maturidades, fazer programas de sucessão e outras atividades para manter a equipe bem engajada com os mesmos objetivos.

Por isso, montar a equipe heterogênea não é a única coisa a ser feita, existem vários aspectos a serem trabalhados para manter o time ligado.

© 2024 Chroma Class. All rights reserved.