Estão preparados para o nosso convidado desta semana?
Nesse episódio batemos um papo sensacional com Marcelo Shigueri Kamei que é Mestre em Ciências Farmacêuticas com MBA em Gestão Estratégica Farmacêutica, ele teve sua carreira consolidada dentro da indústria farmacêutica atuando em áreas de analítica e desenvolvimento, validação, estabilidade, equivalência, bioequivalência farmacêutica, inovação incremental e radical e biotecnologia.
Atualmente atua como Gerente de Desenvolvimento Analítico sendo responsável pelo time de desenvolvimento do laboratório farmacêutico Cristália. Marcelo também já foi membro do comitê técnico temático da farmacopeia brasileira de IFA contribuindo com o desenvolvimento da última farmacopeia brasileira.
Marcelo começou falando sobre a careira e como chegar a Gerencia em uma grande Industria Farmacêutica, respondeu a pergunta abaixo:
QUAIS SÃO AS HABILIDADES QUE UM GESTOR PRECISA?
Após anos de experiência como gestor, Marcelo nos disse que a principal competência que um bom gestor precisa ter é a habilidade de mapeamento, seja ela de situações ou pessoas.
Saber identificar os pontos positivos e negativos do time, as dificuldades de cada situação e como elas podem ser resolvidas alinhados com as expectativas entre empresa e colaborador podem gerar um ambiente profissional muito mais saudável e produtivo.
É muito importante que um gestor saiba que ele não está sozinho, os bons resultados e cumprimentos de metas dependem de um time, formado por pessoas, que são a chave principal de todos os processos.
SE O TIME NÃO VAI ATÉ VOCÊ, VÁ ATÉ O TIME
Manter o contato com a equipe é um dos pontos fundamentais em uma gestão. Lembre-se sempre, o papel do gestor é gerir!
Reuniões e feedbacks são alternativas do que você pode fazer para identificar quais são os problemas e dificuldades que a sua equipe tem enfrentado no dia-a-dia para que assim possa resolvê-las.
É importante que você conheça as pessoas mais a fundo e juntos alinhem suas expectativas, afinal, assim como a empresa as pessoas também possuem suas metas e sonhos pessoais e é muito importante que fique claro que você como gestor pode dar suporte e ajudar a realizar todos eles.
COMO CRESCER NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA?
Bom, sem dúvidas o estudo é a chave de tudo. Com certeza você já ouviu falar que o estudo abre portas, e aqui o Marcelo pode comprovar, abre mesmo.
Mas o segundo ponto muito importante para o crescimento profissional é saber principalmente quais são os seus defeitos. Todos nós temos habilidades e técnicas desenvolvidas que se destacam no meio da multidão, mas nem só de técnica se constrói um bom profissional.
Quais são os pontos em você que precisam ser melhorados? E quais deles você não vai aprender dentro de uma sala de aula? São esses os pontos que irão realmente te fazer se destacar dentro do ambiente profissional.
VOCÊ NÃO É O CENTRO DO UNIVERSO
E nunca vai ser, toda troca precisa ser mútua.
Como gestor você precisa entender que assim como você necessita que o seu time colabore com você eles esperam o mesmo de você. Por aqui a gente costuma dizer que uma parceria só existe se os dois lados estiverem ganhando.
Por isso, antes de exigir pense um pouco, como está sendo a minha entrega?
JÁ CONHECE O CONN & ACT?
Você é acadêmico e ainda não conhece o Conn & act? Então se liga!
O Conn & act é um projeto sem fins lucrativos fundado por Marcelo e outros profissionais onde o objetivo é mentorear os acadêmicos com informações sobre a indústria farmacêutica desde a construção do currículo até o compartilhamento da rotina do profissional na prática, para que assim novos farmacêuticos possam ingressar no mercado de trabalho ainda mais preparados para os desafios do dia-a-dia.
Infelizmente o projeto ainda é exclusivo do curso de farmácia na UEM, mas quem sabe não vale a pena trocar uma ideia com o coordenador da sua instituição e implementar um projeto como esse aí pertinho de você?
CONFIRA O EPISÓDIO NA ÍNTEGRA AQUI!